Últimas Notícias

RS

SC

PR

sábado, 29 de dezembro de 2012

RBS TV completa 50 anos hoje

 Hoje (29) é um dia muito especial, a principal emissora do RS completa 50 anos de vida, a comemoração foi dia 14 devido ao fim do ano. Saiba mais da história da RBS TV nestes 50 anos.

 O Grupo RBS é pioneiro no modelo regional de televisão no Brasil e é também a mais antiga afiliada da Rede Globo, por meio das emissoras da RBS TV no RS e em SC. A maior rede regional de TV do País conta com 18 emissoras distribuídas no RS e em SC, com uma cobertura que atinge 790 municípios e mais de 17 milhões de telespectadores nos dois estados. Possui 85% da grade de programação da Rede Globo e 15% voltada ao público local.
A sede principal da empresa fica em Porto Alegre, capital do Rio Grande do Sul, e suas emissoras e retransmissoras cobrem a totalidade dos estados do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina. Possui duas cabeças-de-rede — uma em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, e outra em Florianópolis, em Santa Catarina — e juntas com outras afiliadas (onze gaúchas: Bagé, Caxias do Sul, Cruz Alta, Erechim, Passo Fundo, Pelotas, Rio Grande, Santa Cruz do Sul, Santa Maria, Santa Rosa e Uruguaiana; e seis catarinenses: Blumenau, Chapecó, Criciúma, Joaçaba/Lages e Joinville) operam duas redes distintas.
RBS TV 50 anos (Foto: Roberta Lemes/ RBS TV)
 
A RBS TV foi fundada no dia 29 de dezembro de 1962, quando entrou no ar a TV Gaúcha, canal 12 de Porto Alegre. Em 1967, a TV Gaúcha afiliou-se à Rede Globo e a partir de então, a maior parte de sua programação passou a ser gerada pela emissora carioca.
No ano de 1969, entraram no ar as primeiras emissoras de televisão do Grupo RBS no interior do Rio Grande do Sul: a TV Imembuí, de Santa Maria, e a TV Caxias, canal 8 de Caxias do Sul. A TV Tuiuti de Pelotas entrou no ar em 1972, mesmo ano em que estreou o principal programa da emissora, o Jornal do Almoço.
A denominação RBS TV (Rede Brasil Sul de Televisão) passou a ser usada em 1979, quando entrou no ar a primeira emissora do grupo em Santa Catarina: a TV Catarinense, que mais tarde passou a se chamar RBS TV Florianópolis.
A última emissora a compor a RBS foi a RBS TV Centro-Oeste, com concessão em Joaçaba e sede em Lages, Santa Catarina, que passou a transmitir sua programação em 1º de junho de 2005. Ao todo, são 18 emissoras que compõem a RBS TV nos estados do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina.
No dia 18 de outubro de 2008, a emissora ganha nova marca desenhada por Hans Donner para a chegada da TV digital. Estreiam também novas vinhetas para os telejornais Bom Dia Rio Grande, Bom Dia Santa Catarina, Jornal do Almoço e RBS Notícias.
A RBS TV Porto Alegre abriu seu sinal de TV digital no dia 4 de novembro de 2008. O ministro das comunicações Hélio Costa esteve em Porto Alegre nesta data para assinar as autorizações e participar da cerimônia pública. No dia seguinte, a RBS TV levou ao ar seu primeiro programa produzido em alta definição, o Jornal do Almoço, que foi apresentado ao vivo do Mercado Público da capital. Em Santa Catarina, a televisão digital foi inaugurada no dia 5 de fevereiro de 2009, pelo ministro da comunicação Hélio Costa, o governador Luiz Henrique e a direção da emissora em Florianópolis.
Linha do tempo:
A (Foto: A)
1957 - Maurício Sirotsky Sobrinho associa-se à Rádio Gaúcha. É o início do Grupo RBS


A (Foto: A)
1962 - Em dezembro de 1962, Jayme Sirotsky associa-se ao irmão Maurício Sirotsky Sobrinho e junto com outros sócios inauguram a TV Gaúcha


a (Foto: a)
1963 - Fernando Ernesto Corrêa inicia sua atuação no Grupo RBS



a (Foto: a)
1967 - TV Gaúcha afilia-se à Rede Globo de Televisão



a (Foto: a)
1969 - Inaugurada a TV Caxias - a primeira Rede Regional de Televisão do país



1972
- Lançamento do programa Jornal do Almoço
1975 - Lançamento do programa Campo e Lavoura
a (Foto: a)
1979 - A RBS chega a Santa Catarina, com a inauguração da TV Catarinense



1979 - Passa a ser usada a denominação RBS TV (Rede Brasil Sul de Televisão)
1982 - Lançamento do programa Galpão Crioulo
1983 - Lançamento do programa RBS Notícias
1983 - Lançamento do programa Bom Dia Rio Grande
a (Foto: a)
1986 - Morte do fundador




a (Foto: a)
1986 - Jayme Sirotsky assume a presidência da empresa


a (Foto: a)
1991 - Nelson Sirotsky assume a presidência da empresa

1997
- Lançamento do programa Teledomingo
1999 - Lançamento do programa Curtas Gaúchos
1999 - Lançamento do programa Patrola
2000 - Lançamento do programa Lance Final
2002 - Lançamento do programa Vida e Saúde
2003 - Lançamento do programa Anonymus Gourmet
2006 - Lançamento do programa RBS Esporte
a (Foto: a)
2008 - Lançamento do sinal digital da RBS TV
 
Eduardo Sirotsky Melzer recebe crachá de Maurício Sirotsky Sobrinho, de Nelson Sirotsky (Foto: Franco Rodrigues)
2012 - Eduardo Sirotsky Melzer assume como presidente executivo do Grupo RBS.


 2012 - Comemoração dos 50 anos da RBS TV.

Parabéns a RBS TV pelos 50 anos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Designed By